PortugueseEnglishSpanishArabic

Mercado Halal: motivos para sua empresa ficar de olho

Você sabia que, hoje, há cerca de 1,8 bilhão de muçulmanos no mundo? Isso representa cerca de um quarto da população mundial — e esse número continua crescendo. Considerando o fato de que essas pessoas consomem apenas produtos industrializados conforme orientações da lei islâmica, fica claro que investir no mercado Halal é uma excelente oportunidade para empresas que desejam expandir sua atuação.

Continue a leitura e saiba mais sobre os motivos pelos quais você deveria voltar sua atenção a esse mercado em expansão.

O que são produtos Halal?

Primeiramente, é importante entender o significado desse termo. Halal significa lícito, autorizado, ou seja, permitido ao consumo humano. Muito mais do que um simples conceito, é considerado, na religião islâmica, um código ético e moral, que reforça valores, incluindo regras de conduta, comportamentos, alimentação, bens de consumo e serviços.

Resumidamente, as principais regras para que um produto seja considerado Halal são:

  • Não conter sangue ou álcool.
  • Não ter em seus ingredientes animais proibidos e seus derivados, o que inclui porcos, animais carnívoros e aves de rapina.
  • Ser processado, produzido e/ou armazenado usando utensílios e máquinas que foram limpas conforme a lei islâmica.
  • No caso de produtos de origem animal, o abate deve ser feito da maneira correta, em nome de Alá.

É importante ressaltar que esse conceito não se aplica apenas ao setor alimentício. Existem cosméticos, produtos químicos, farmacêuticos e até serviços com a certificação, que incluem turismo, logística, hotelaria e gastronomia, apenas para citar alguns exemplos.

Por que investir no mercado Halal?

O mercado Halal já movimentava cerca de US$ 4.54 trilhões no mundo em 2017, e nosso país é considerado um dos maiores exportadores do setor. Segundo Ali Saifi, diretor-executivo da Cdial Halal, “o Brasil criou laços fortes com as comunidades islâmicas nas últimas décadas e hoje é um dos países mais abertos e respeitosos às nossas tradições e costumes”.

Confira, agora, alguns dos motivos pelos quais você deveria ficar de olho nesse mercado.

1. A população muçulmana está crescendo

Estudos mostram que a população muçulmana, que hoje representa cerca de 25% da população mundial, crescerá consideravelmente nos próximos anos. Em 2050, segundo o instituto Pew Research Center, serão 2,76 bilhões de muçulmanos no mundo.

O aumento no número de consumidores, aliado à crescente oferta de produtos certificados, deverá impulsionar o mercado Halal global. Não à toa, as estimativas são otimistas: em 2025, ele deve alcançar a marca de US$ 9,71 trilhões.

2. As tendências de consumo estão mudando

A procura por produtos Halal está crescendo em todo o mundo, mas não são apenas os muçulmanos que valorizam a certificação. Isso porque ela é um símbolo de qualidade, saúde, ética e sustentabilidade.

Hoje, o consumidor é mais exigente e valoriza produtos de qualidade. Além disso, sua preocupação com as práticas de produção e a responsabilidade socioambiental tem crescido. Consequentemente, os produtos Halal passam a ser mais valorizados, pois seus fabricantes respeitam o meio ambiente e prezam pela qualidade dos insumos e processos.

3. O setor está se expandindo internacionalmente

O mercado Halal não se limita ao Oriente Médio e está se expandindo em diversas regiões, principalmente na Ásia, com destaque para a Tailândia, a Indonésia e a Malásia.

Além disso, em quase todos os países, existem comunidades muçulmanas que necessitam de produtos com a certificação e nem sempre encontram selos legítimos. Por isso, certificar produtos com uma instituição reconhecida e confiável traz inúmeras oportunidades para quem deseja explorar novos mercados em todo o mundo.

Com o expressivo crescimento da população muçulmana no mundo e as tendências de consumo, o mercado Halal apresenta significativo potencial de crescimento. Produzir produtos com a certificação Halal, portanto, representa uma ótima oportunidade para empresas que desejam expandir sua atuação por meio de exportações.Agora que você já sabe por que deve começar a ficar de olho nesse setor, o que acha de se aprofundar mais sobre o assunto? Boa leitura!

Confira também

A CDIAL

A empresa tem como missão oferecer ao consumidor muçulmano produtos Halal, sendo reconhecida mundialmente como uma empresa de excelência na certificação de alimentos Halal e abate de animais, gerando sempre oportunidades de negócios e de valor, compartilhadas com a sociedade brasileira.

Contato