PortugueseEnglishSpanishArabic

Condimentos e temperos Halal: saiba mais sobre esses produtos

Muitos pensam que os produtos Halal se limitam à carne de animais abatidos conforme os princípios do Islã. Entretanto, trata-se de um conceito muito mais abrangente. Existem, por exemplo, condimentos e temperos Halal, cuja fabricação segue rigorosas normas de qualidade a fim de receber o certificado.

Se você deseja saber mais sobre esses produtos, está no lugar certo. Continue a leitura e descubra as especificidades dos temperos e condimentos certificados.

O que são produtos Halal?

Antes de tudo, é importante entender o significado desse termo. Halal significa lícito, autorizado, ou seja, permitido ao consumo humano. Muito mais do que um simples conceito, é considerado, na religião islâmica, um código ético e moral, que reforça valores.

Os produtos Halal, portanto, são aqueles que utilizam matérias-primas, insumos, aditivos e auxiliares de processo 100% Halal, ou seja, totalmente lícitos. Eles não podem conter componentes de origem suína ou álcool. Além disso, não afetam a saúde humana, seus processos de produção são realizados com transparência e a sua conduta comercial é justa.

Isso faz com que o número de consumidores de produtos e serviços Halal não se restrinja aos muçulmanos. Afinal, atualmente, essa certificação é sinônimo de qualidade, ética, saúde e responsabilidade socioambiental.

A certificação Halal, que deve ser concedida por uma certificadora reconhecida, não considera apenas o abate e os ingredientes utilizados em produtos alimentícios. Para obtê-la, é necessário que todo o processo de fabricação esteja de acordo com as normas da lei islâmica, o que inclui, até mesmo, a higienização e manutenção do maquinário.

De modo geral, não são considerados Halal:

  • Produtos com carnes de animais cujo abate não respeitou as regras estabelecidas na lei islâmica.
  • Produtos com derivados de porco, como gelatina e pepsina.
  • Produtos preparados com álcool (com exceção daqueles em que há apenas aromatizantes e o álcool evapora na produção).
  • Produtos com sangue e seus subprodutos.
  • Produtos feitos com extrato de baunilha.
  • Produtos fabricados em maquinário que utiliza produtos de limpeza e lubrificantes com componentes proibidos.
  • Produtos com L-cisteína, monoglicerídeos e diglicerídeos de fonte animal e outros aditivos de origem não permitida.

Como produzir condimentos e temperos Halal?

Para que condimentos e temperos sejam considerados Halal e possam obter a certificação, é necessário que eles sigam algumas normas e especificações, conforme veremos a seguir.

Temperos Halal

As misturas de temperos Halal já são um sucesso de vendas entre os muçulmanos e podem ser encontradas em diversas lojas on-line e varejos ao redor do mundo. Mas, afinal, o que faz com que esses produtos sejam considerados Halal?

Primeiramente, a sua composição deve ser livre de insumos proibidos. Todos os componentes devem ser permitidos ao consumo, conforme especificações da lei islâmica. Dessa forma, ingredientes e aditivos à base de animais e componentes não permitidos não podem ser utilizados. 

Em segundo lugar, não deve sequer haver a possibilidade de contaminação cruzada no maquinário e nos utensílios utilizados na fabricação. Assim, o tempero deve ser fabricado em equipamentos completamente limpos ou em misturadores específicos.

Condimentos e molhos Halal

Esse tipo de produto, que costuma conter diversos ingredientes, como sal, óleo, açúcar, temperos, conservantes e acidulantes, normalmente possui apenas insumos de origem vegetal ou láctea. Entretanto, existem alguns que contam com gelatina, pedaços de bacon, bebidas alcoólicas ou aromatizantes diferenciados.

Para que esses produtos possam ser considerados Halal, portanto, sua formulação deve ser livre de componentes proibidos ao consumo muçulmano. Além disso, sua fabricação deve ser feita em equipamentos corretamente higienizados.

Os consumidores muçulmanos representam cerca de um quarto da população e estão presentes em diversos países. Eles desejam ter à sua disposição mais possibilidades de produtos e alimentos, e sua empresa pode fornecê-las, desde que tenha a certificação Halal. Sendo assim, produzir e exportar condimentos e temperos Halal pode ser uma excelente oportunidade para que sua organização alcance novos mercados.Agora que você já sabe mais sobre esses produtos, o que acha de conhecer o processo para obter a certificação Halal? Boa leitura!

Confira também

A CDIAL

A empresa tem como missão oferecer ao consumidor muçulmano produtos Halal, sendo reconhecida mundialmente como uma empresa de excelência na certificação de alimentos Halal e abate de animais, gerando sempre oportunidades de negócios e de valor, compartilhadas com a sociedade brasileira.

Contato